Regulamento GARCICUP 2018

A estrutura do GARCICUP 2018 é constituída por 1 Comissão organizadora e 2 secções. O vértice estratégico desta estrutura é a comissão organizadora, situando-se as outras no campo da operacionalidade.

 

Comissão organizadora:

 

A comissão organizadora é constituída por 9 elementos do quais:

6 Elementos indicados pela Câmara Municipal de Estarreja, sendo um o Vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Estarreja, que preside à comissão;

1 Elemento designado por cada clube do Município de Estarreja com prática regular e federada de Andebol;

1 Elemento designado pela AAA;

A gestão do evento é executada por esta comissão, pelo que as secções dependem hierarquicamente dela

 

Secção Administrativa:

A secção administrativa está dependente da comissão organizadora, com funções específicas atribuídas e a sua constituição será definida pela comissão organizadora.

 

Secção disciplinar:

A secção disciplinar do torneio é constituída por elementos a indicar pela AAA/FPA. Na dependência desta secção está a área da Arbitragem, a quem compete nomear os árbitros para os jogos do torneio, assim como gerir todos os processos de operações destes agentes, relacionados com os jogos.

 

Regulamento Especifico

Andebol Indoor

1.CATEGORIAS

Torneio para equipas convidadas, nos escalões de MINIS Masculinos/Femininos, Infantis Masculinos/Femininos, Iniciados Masculinos/ Femininos, Juvenis Masculinos/ Femininos, Juniores Masculinos/ Femininos, Seniores Masculinos e Femininos e Masters Masculinos e Femininos.

 

  1. FORMA de DISPUTA

2.1 O torneio será de 12 equipas por Escalão, sendo divididas em 2 grupos de 4 equipas no sistema de TxT.

2.2 Os grupos e a ordem dos jogos do torneio, serão designados pela organização e não poderão ser colocados em causa por nenhum dos participantes

 

 

  1. PARTICIPAÇÂO

Este torneio destina-se todas as equipas e clubes, escolas e seleções que se inscrevam.

 

  1. DURAÇÂO DOS JOGOS

 

Categorias Tempo de jogo Intervalo
Minis Masculinos 2×15 minutos 5 Minutos
Infantis Masculinos 2x 15 minutos 5 Minutos
Infantis Femininos 2x 15 minutos 5 Minutos
Iniciados Masculinos 2x 15 minutos 5 Minutos
Iniciados Femininos 2x 15 minutos 5 Minutos
Juvenis Masculinos 2x 15 minutos 5 Minutos
Juvenis Femininos 2x 15 minutos 5 Minutos
Juniores Masculinos 2x 20 minutos 5 Minutos
Seniores Masculinos/Femininos 2x 20 minutos 5 Minutos
Masters 2x 20 minutos 5 Minutos

 

4.1. Os jogos serão disputados de acordo as regras e regulamentos da Federação de Andebol de Portugal (FAP), com as seguintes exceções:

  • As equipas devem estar devidamente equipadas e prontas para jogar no recinto de jogo, 15 minutos antes da hora de início;
  • O tempo de aquecimento no recinto de jogo é de 5 minutos;
  • A posse de bola no início do jogo é da equipa da casa.
  • As equipas não podem solicitar time-out nos jogos do torneio, exceto nos jogos das finais.

 

  1. CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATES

5.1. Os pontos são atribuídos da seguinte forma:

* Vitória:                                          3 pontos;

* Empate:                                         2 pontos;

* Derrota:                                         1 pontos;

* Falta de comparência:               0 pontos;

 

5.2. Se no final, duas ou mais equipas se encontrarem com o mesmo número de pontos, o desempate será feito da seguinte forma:

5.2.1. Pelo número de pontos obtidos, nos jogos entre si;

5.2.2 Pela diferença de golos marcados e sofridos, nos jogos entre as equipas empatadas;

5.2.3. Pela diferença de golos marcados e sofridos, entre todas as equipas;

5.2.4. Pelo maior número de golos marcados em todos os jogos;

5.2.5. Por sorteio.

 

5.3. No caso de se manter o empate no fim do tempo regulamentar, o vencedor será determinado por livres de sete metros da seguinte forma:

 

Cada equipa indica cinco jogadores qualificados, que efetuam cada um, um remate alternado como o adversário. A lista com os nomes e os números dos jogadores, deverá ser entregue ao Árbitro pelo responsável da equipa. É livre a escolha da ordem de remate de cada equipa. Os guarda-redes podem ser escolhidos e mudados livremente. É o Árbitro que decide em que baliza se efetuam os livres de sete metros. A equipa que começa, será escolhida à sorte pelo Árbitro. Em caso de igualdade ao fim da primeira volta, novas séries de livres de sete metros serão executadas, com os jogadores escolhidos até ao apuramento final de uma equipa. Não é admitido, aos jogadores excluídos ou desqualificados, marcar livres de sete metros. Se graves irregularidades forem cometidas durante o tempo utilizado para a marcação dos livres de sete metros, os jogadores prevaricadores serão desqualificados em todos os casos. Aquando de uma desqualificação ou lesão de um jogador, o mesmo será substituído por outro qualificado, nomeado pelo responsável. Durante os livres de sete metros, apenas se podem encontrar sobre o terreno de jogo, o rematador, o guarda-redes e os Árbitros.

 

  1. PROTESTO E DISCIPLINA

6.1. Eventuais Protestos serão de acordo com as regras e regulamento em vigor da FPA (Provas em regime de concentração, Titulo 12 do FGFAP e Associações).

6.2. Eventuais sanções por ocorrências disciplinares durante os jogos do Torneio, serão da responsabilidade da secção disciplinar que se baseará no regulamento de disciplina da FAP.

6.3. A equipa que abandone o campo, durante o jogo, será imediatamente expulsa do Torneio;

6.4. Será marcada falta de comparência, à equipa que não se apresente à hora de início do jogo, no respetivo campo, havendo uma tolerância de 15 minutos. A equipa que cometa duas faltas de comparência será proibida de continuar a participação no Torneio.

 

  1. IDENTIFICAÇÂO DOS PARTICIPANTES

7.1. Cada participante deve obrigatoriamente possuir um documento de identificação (CIPA; BI), que terá de ser apresentado 15 minutos antes do início dos jogos da sua equipa, com a lista de atletas devidamente preenchida, caso contrário a equipa será punida com a perda do jogo:

7.2. Antes do início da competição, os responsáveis por cada equipa terão de entregar à Organização a listagem da comitiva, em que cada jogador terá um número de camisola, que conservará todo o Torneio, não podendo mudar;

7.3. Durante a competição, cada equipa só poderá utilizar no máximo 16 jogadores;

 

  1. EQUIPAMENTOS

Cada equipa deverá apresentar dois ou mais jogos de equipamentos diferentes, de modo a poder permuta-los quando haja risco de o seu equipamento se confundir com o da equipa adversária. Será obrigada a mudar de equipamento, a equipa que estiver a jogar em casa.

 

9.ARBITRAGEM

Os jogos serão arbitrados por Árbitros dos quadros da FPA e da Associação de Andebol de Aveiro.

 

  1. PRÉMIOS

10.1. Troféus para os 1.ºs e 2.ºs e 3.ºs classificados por categorias e lembranças de presença param todos os participantes;

10.2.) Troféus individuais:

10.2.1. Melhor marcador por categoria, será vencedor o atleta que no conjunto de todos os jogos, marcar mais golos. Em caso de igualdade entre dois ou mais atletas no final de todos os jogos, aplica-se o seguinte critério:

  1. a) Atleta mais novo;
  2. b) Atleta da equipa melhor classificada;

10.2.2. Melhor guarda-redes por categoria, votação de todos os treinadores (um por equipa/categoria, não podendo votar nos seus atletas) das equipas participantes e um representante da Comissão Organizadora, a realizar no final do último dia de competição. Em caso de igualdade pontual entre dois ou mais jogadores, aplica-se o seguinte critério:

  1. a) Jogador mais novo;
  2. b) Jogador da equipa melhor classificada.

10.2.3. Melhor jogador do torneio por categoria, votação de todos os treinadores (um por cada equipa/categoria, não podendo votar nos seus atletas) das equipas participantes e um representante da Comissão Organizadora, a realizar no final do último dia de competição. Em caso de igualdade pontual entre dois ou mais jogadores, aplica-se o seguinte critério:

  1. a) Jogador mais novo;
  2. b) Jogador da equipa melhor classificada.

10.3. Troféu Cidade de Estarreja, será atribuído o troféu Cidade de Estarreja ao clube que obter mais pontos no somatório de todas as categorias etárias participantes, conforme as seguintes pontuações.

1º Lugar – 25 Pontos

2.º Lugar – 20 Pontos

3.º Lugar – 15 Pontos

4.º Lugar – 10 Pontos

 

  1. Seguro

As equipas participantes devem assegurar o seu próprio seguro médico desportivo ou de participante federado.

 

  1. CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Organização do Torneio.

 

Andebol de Praia:

A coordenar com a comissão organizadora das provas de andebol de Praia.

 

Andebol 4all:

A coordenar com a comissão organizadora das provas de andebol adaptado.